terça-feira, 2 de junho de 2009

Publicidade em Mídias Sociais

O termo “marketing boca a boca”, muito utilizado em mídias sociais, não se refere apenas a criar boca a boca , mas a fazê-lo funcionar dentro de um marketing objetivo. São técnicas orientadas para incentivar e ajudar as pessoas a falarem umas com as outras sobre produtos e serviços; fazer pessoas influentes, formadoras de opiniões, saberem sobre as qualidades de um produto ou serviço, na expectativa de que as divulguem no seu círculo de influência.

O marketing boca a boca se propõe a habilitar as pessoas a compartilharem suas experiências. É a aposta no uso da voz do próprio público em prol da marca. São técnicas baseadas nos conceitos de satisfação do consumidor, no diálogo franco e aberto, transparente, nunca fake.


Os elementos básicos do Marketing B
oca a Boca são:

  • Educar as pessoas sobre seus produtos e serviços
  • Identificar as pessoas mais suscetíveis de partilhar as suas opiniões
  • Fornecer ferramentas que tornarão mais fác il o compartilhamento de informações
  • Estudar como, onde e quando opiniões e pareceres estão sendo compartilhados
  • Ouvir e responder aos adeptos, detratores, e ne utrais



Técnicas que estão orientadas para incentivar e ajudar as pessoas a falar umas com as outras sobre produtos e serviços:
Buzz Marketing; Marketing Viral; Community Marketing; Grassroots Marketing; Marketing de Evangelização; Seeding; Marketing de Influência; Cause Marketing; Criação de Conversações; Brand Blogging; Programas de Referenciação.

Fazer Marketing em mídias sociais é uma das formas mais eficazes de se obter retorno rápido e barato, mas, se a ação for mal executada, pode resultar em danos gravíssimos para a marca.
Podem ser consideradas práticas anti-éticas em Marketing Boca a Boca:
  • Qualquer prática destinada a enganar as pessoas sobre o envolvimento de marketing em uma comunicação;
  • Pagar para que agentes de mídias sociais falem (ou promovam) um produto para a empresa, restringindo-lhes a expressão ou manipulando a sua opinião;
  • Usar falsas identidades em uma discussão online para promover um produto, tendo, ao longo de um web site, conversa ou promover experiências contra a vontade ou regras estabelecidas pelo titular.
  • Usar um software automatizado ( ‘bots’) para postar comentários alheios ou inadequados para outros blogs ou comunidades online.
  • Spam: Envio em massa ou e-mails não solicitados ou outras mensagens, sem clara ou voluntária permissão.
  • Divulgar informações falsas ou enganosas.

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