segunda-feira, 6 de abril de 2009

Camiseteria


Esperar até próxima semana de moda para saber o que um grupinho de estilistas vai inventar já é coisa do passado. Cada vez mais designers, ilustradores e artistas gráficos estão reinventando o jeito de se fazer moda. Tanto no Brasil quanto lá fora, o número de sites onde é possível comprar blusas, vestidos e camisetas com estampas super legais não para de crescer.

O site Camiseteria leva o conceito de web 2.0 para o e-commerce. Nesse site, usuários votam em estampas criadas por outros participantes da comunidade. As mais votadas viram camisetas, e são vendidas no próprio site. A lista de estampas é atualizada a cada semana e o Camiseteria tem ainda uma linha de camisetas infantis.

No ar desde 2005, o site traz todos os dias dezenas de novas estampas que são enviadas para a competição. Visando a fidelidade de seu público, o site permite que os próprios usuários votem e escolham as melhores estampas que serão produzidas na próxima coleção. “… produzimos apenas camisetas com as criações que recebem a melhor avaliação por período, pois são estas que o nosso público vai querer usar” explica o designer Rodrigo David, sócio-fundador do Camiseteria junto com Tiago Teixeira, também designer e o analista de sistemas Fábio Seixas. Ter seu design na camiseta de várias pessoas já seria uma grande satisfação, mas o site vai além: se sua camiseta for aprovada você ganha prêmios em dinheiro e em produtos do site a sua escolha.

Para os clientes potenciais o Camiseteria também pensou em alguns recursos. Na verdade o site visa o público consumidor e o público colaborador. Existem setores como 'Catálogo', 'Galeria de Fotos' e 'Vale Presente' que incentivam a venda das camisas e ao mesmo tempo a criação de novas estampas. O prêmio para cada estampa vencedora é de R$ 600,00 em dinheiro e R$ 400,00 em produtos, e se a estampa fizer parte de uma reedição ainda ganha um prêmio extra de R$ 300,00.

Outra forma de interagir com o público é que, além de votar nas estampas, os usuários do site podem deixar comentários em suas ilustrações favoritas e criar um perfil com foto e informações pessoais. Há também um esquema para ganhar pontos e trocá-los por mercadorias. Quem colocar um link do Camiseteria em seu site ou blog ganha pontos a cada compra feita a partir dele.

O site ganhou tanta força que grandes empresas como Brastemp, O Boticário, Extra Online e Levis já fizeram parcerias premiando criações para determinadas campanhas, gerando publicidade e interatividade com os usuários.

E, finalmente, para ganhar ainda mais adeptos e para garantir a fidelidade do seu público, o Camiseteria tem um blog onde expõem seus produtos, divulga a marca, exibe vídeos com matérias sobre o site entre outras coisas.
A verdade é que a fórmula deu certo e o site já se consagrou como um dos mais acessados no e-commerce e, com certeza, se firmou no cenário virtual com possibilidades de crescer ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário